e sua conta
Ainda não é ?
Ao continuar, você concorda com a nossa Política de Privacidade
ou
Entre com o Google
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Recuperar senha
Preencha o campo abaixo com seu email.

Já tem uma conta? Entre
Alterar senha
Preencha os campos abaixo, e clique em "Confirma alteração" para confirmar a mudança.
Dados não encontrados!
Você ainda não é nosso !
Mas é facil resolver isso, clique abaixo e veja como fazer parte da comunidade Correio *
ASSINE

Conheça Robert Francis Prevost, eleito o novo papa

Cardeal de Chicago (EUA) foi eleito pela maioria nesta quinta-feira (8)

  • Foto do(a) author(a) Maysa Polcri
  • Maysa Polcri

Publicado em 8 de maio de 2025 às 14:23

Conheça o novo papa
Conheça o novo papa Crédito: Reprodução

O norte-americano Robert Francis Prevost, de 69 anos, é o novo papa da Igreja Católica. O cardeal, que escolheu o nome de Leão XIV, foi eleito na tarde desta quinta-feira (8) pelos votos da maioria dos 133 cardeais que estavam confinados desde o dia anterior. Robert Francis é o 267º pontífice, ocupando o lugar deixado pelo papa Francisco, que morreu em 21 de abril. 

Nascido nos Estados Unidos, Prevost é conhecido pela sua atuação missionária no Peru durante os anos 1980. A experiência obtida durante a missão lhe conferiu fluência em espanhol e relação com a América Latina. Ele é o primeiro papa norte-americano e ocupava, ao ser eleito, duas funções no Vaticano: prefeito do Dicastério para os Bispos — órgão responsável pela nomeação de bispos — e presidente da Comissão Pontifícia para a América Latina.

O novo pontífice tem perfil discreto. Ao falar em público pela primeira vez como papa, Leão XIV se emocionou, pediu uma Igreja unida pelo diálogo e agradeceu ao Papa Francisco. "Deus nos ama e Deus ama todos vocês. O mal não vai prevalecer. Estamos todos na mão de Deus", disse. Dentro da Igreja Católica, Prevost é visto como reformista, alinhado às aberturas implementadas por Francisco. Foi nomeado cardeal em 30 de setembro de 2023, pelo último papa. 

Os relógios marcavam 18h07 em Roma quando a fumaça branca começou a sair da chaminé instalada no telhado da Capela Sistina, provocando comoção entre os milhares de presentes na Praça São Pedro. O badalar dos sinos da Basílica de São Pedro que se seguiu foi uma confirmação de que "Habemus Papam".

A espera até que o nome de Prevost fosse anunciado levou mais de uma hora. Depois de ser eleito, o novo papa aceitou a sua eleição, deixou a Capela Sistina e se dirigiu até a “Sala das Lágrimas”. Neste local, com a ajuda do Mestre das Celebrações Litúrgicas Pontifícias, dom Diego Giovanni Ravelli, o pontífice vestiu uma das três roupas papais preparadas.

Só depois de cumprida a tradição, Leão XIV se dirigiu até a Sacada Central da Basílica, de onde o protodiácono, cardeal Dominique Mamberti, anunciou ao mundo a nova liderança da Igreja Católica. 

A escolha do novo papa ocorre 17 dias após a morte de papa Francisco, por conta de um por conta de um AVC e insuficiência cardíaca em sua residência no Vaticano. Ele havia recebido alta após ar cinco semanas internado para tratar uma pneumonia e estava com a saúde fragilizada.